A (Re)volução no mundo formativo

Para Klaus Schwab (fundador do European Symposium of Management, organizado em Davos na Suíça, desde 1987 – World Economic Forum) “As mudanças são tão profundas que, na perspectiva da história da humanidade, nunca houve um momento tão potencialmente promissor ou perigoso”. Mais recentemente Harari, no 21 Lições para o Século XXI, indica que “Quando fores grande, talvez não tenhas profissão”. Em 2030 teremos mais de 85% de novas profissões, hoje desconhecidas (WEF, 2019), a taxa de natalidade irá cair, as famílias terão cada vez mais expectativas em Educação e Saúde, ou ainda o Envelhecimento, Explosão Demográfica & Intrageracionalidade serão os tópicos da atualidade.

A Deloitte avançou numa timeline orientada para a evolução e velocidade do contexto ensino-aprendizagem que vivemos. Entre 2010 e 2017 vivemos o Continuous Learning e o Digital Learning onde o Micro-Learning, Real Time, Cursos de Vídeo, Everywhere, Learning experience, Mobile ou ainda a Taxonomia 70-20-10 são indicadores, tendo em vista o período de Intelligent Learning, onde machine driven, a inteligência e a personalização dominarão.

O investimento em pessoas, na sua educação e formação é indispensável, independentemente da atividade económica visada.

Essa preocupação com a Formação Ao Longo da Vida é consolidada pela afirmação “As mudanças são tão profundas que, na perspetiva da história da humanidade, nunca houve um momento tão potencialmente promissor ou perigoso”, como refere Klaus Schwab, fundador do European Symposium of Management, organizado em Davos na Suíça, desde 1987 – World Economic Forum. As previsões futuras, com base por exemplo em Harari, na sua obra 21 Lições para o Século XXI, indica que “Quando fores grande, talvez não tenhas profissão”. Em 2030 teremos mais de 85% de novas profissões, hoje desconhecidas (WEF, 2019), a taxa de natalidade irá cair, as famílias terão cada vez mais expectativas em Educação e Saúde, ou ainda o Envelhecimento, Explosão Demográfica & Intrageracionalidade serão os tópicos da atualidade.

O ensino a nível europeu deve assim aliar essas alterações e tendências, às vivência sociais pós-pandemia e perfis desejados para o futuro. Entre as quias, a inovação que se gerou no sistema educativo com as tecnologias digitais, o que veio antecipar alterações futuras inevitáveis no ensino e na formação.

São os jovens do futuro que tomarão as decisões de amanhã, reconhecendo a importância dos jovens reconhecemos também o papel que a educação tem na sua formação e no ensino de alta qualidade, com métodos de ensino e aprendizagem baseados nas competências, habilidades, atitudes e valores.

Em Portugal, tal como em toda a Europa, até à revolução industrial a passagem de conhecimentos profissionais e técnicos acontecia maioritariamente no trabalho, fazendo com que esse conhecimento passasse de geração em geração.

Hoje, 2021, a dinâmica do ensino-aprendizagem deve interiorizar que conteúdos diferentes e de formas diferentes, por meio de experiências, projetos, testes e muita ‘’mão na massa’’ serão o dia-a-dia de todos (gestores, professores e alunos). Aliando o atual conceito de learning by doing conseguimos encontrar duas orientações para aquilo que deve ser o futuro do espaço de aprendizagem e dos seus envolvidos, o futuro é hoje, e é urgente!


Referências Bibliográficas

Barbosa, B., et al,. (2019). Caracterização do Ensino e Ensino e Formação Profissional em Portugal. Edulog.

CEDEFOP. “The importance of being vocational – challenges and opportunities for VET in the next decade”. Acedido a 7 de maio 2021 em https://www.cedefop.europa.eu/files/4186_en.pdf

European Vocational Skills Week 202009-13 November 2020. Acedido a 7 de maio de 2021. https://ec.europa.eu/social/vocational-skills-week/news_en

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