HUB 2030 de Aprendizagem

“A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida”, afirmou John Dewey, pedagogo americano.

O mundo não mudou, o mundo muda a cada segundo, e todos seguimos no mesmo barco, é fundamental acompanhar as inovações sociais, as mudanças comportamentais para adequar as melhores práticas pedagógicas.

Cerca de 85% das profissões que existirão em 2030 ainda não foram inventadas, deixando claro que a atualização constante é mais do que nunca indispensável.

Atualmente, o mercado de trabalho pede aos jovens competências, saber-fazer e saber-evoluir, esta formação visa ser um momento de reflexão, ruptura de posturas e adopção de novos comportamentos e práticas para os Facilitadores permitindo assim um apoio ao desenvolvimento das competências nos seus alunos.

Esta formação visa assim nortear os participantes para um sistema de aprendizagem invodor, onde cada elemento é ativo e integrante do sucesso e dos desafios.

A velocidade de aquisição de conhecimento e desenvolvimento de competências, bem como a fusão de práticas e recursos serão os motores indispensáveis.  Preparar conteúdos para qualquer lugar, assumir colegas e mentores, modular o conhecimento, personalizar a comunicação, apresentar flexibilidade e usabilidade são os motores  do aqui e do agora no processo ensino-aprendizagem.

Transformar e despertar os formadores e professores para uma postura e dinâmica de Facilitadores, preparados para a Autonomia, Imaginação e Persistência será o resultado! Sensibilizar e dotar de conhecimento os assistentes operacionais é ainda indispensável para uma esfera saudável e capaz de assumir potencial de crescimento.

Mais do que formar, é preciso transformar!

ADN da Experiência

Pautamos o nosso serviço na centricidade nos ativos, assegurando uma integração de saberes, orientados para uma inovação pedagógica pelos recursos didáticos off e online. Será assim possível promover competências digitais orientadas para o futuro, e consolidar um espaço de Emoção, Aprendizagem e Inovação.

Proposta de Valor ETC PsicoSoma

  • Reflectir
  • Integrar
  • Colaborar
  • Inovar 
  • (Re)Aprender & (Re)Ajustar para uma (Re)Evolução Transformadora

Ponto de Partida da nossa intervenção

Diagnóstico dos professores e demais profissionais

Identificaremos as Dores, as Necessidades e as Expectativas da comunidade escolar.

Serão assim três etapas de intervenção:

  • Diagnóstico (Identificar, ver, ouvir e diagnosticar)
  • Linhas de Ação da Escola (Mapa Geral)
  • Intervenção no Contexto Escolar 

Para quem?

  • Gestão e Liderança
  • Professores / Formadores
  • Assistentes Operacionais
  • Alunos

Espaço formativo e experiências criadoras 

A – Desenvolvimento Pessoal / Felicidade

  • Reflectir sobre as Dores e Necessidades internas
  • Integrar saberes e práticas positivas de inovação
  • Colaborar na solução e nas relações na escola e fora dela
  • Criar a Proposta de Valor da Escola 

B – Gestão e Liderança

  • A Liderança situacional
  • Gestão de pessoas no contexto escolar
  • A Tríade da Comunicação Escolar (Aluno – Professor – Família)
  • Cultura de Inovação Pedagógica

C – Professores / Formadores

  • Estratégias Pedagógicas
  • Competências de cidadania
  • Transição para a vida ativa
  • Promoção da criatividade e inovação
  • Recursos Didáticos
  • Espaços de Aprendizagem
  • Gestão de Projeto

D – Assistentes Operacionais

  • Auto-Conhecimento
  • O Sentimento de Pertença
  • Controlo Emocional
  • Gestão de Conflitos
  • Temas – comunicação, assertividade, conflitos, imagem, o jogo como meio de integração

E – Alunos

  • Auto-Conhecimento
  • Carreira e Inovação
  • Controlo Emocional
  • Comunicação positiva

Outputs para a escola e envolvidos

Processos de Formação. As formações têm sempre uma componente prática e a duração é variável entre 8 a 25 horas, de acordo com as necessidades de cada grupo ou escola.

Consultoria ao Projeto Educativo da escola.

Materiais e ferramentas exclusivas para gestores, professores e assistentes. 

Apoio e consultoria na criação dos Planos de Atividades, Planos e Linhas de Ação Estratégicas da Escola.

Iniciativas promotores de inovação e transformação (encontros, aulas, sessões, ações, projetos integrados, multi-disciplinares) 

 

Recommended Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×

Apoio PsicoSoma ETC

× Contacte-nos