Serviços

Contratação Pública

Qual é o foco?

Apoio na abertura dos procedimentos de aquisição de bens, serviços, bem como a elaboração das peças do procedimento, garantindo coerência. Identificação e elaboração de candidaturas, acompanhamento de projetos a incentivos públicos e linhas de financiamento.

Apoio à Contratação

  • Apoio na abertura dos procedimentos;
  • Elaboração dos documentos de suporte à tramitação dos procedimentos de contratação pública;
  • Acompanhamento na formalização dos procedimentos de contratação pública incluindo a tramitação dos mesmos através da plataforma eletrónica de contratação pública a utilizar;
  • Apoio na publicitação de procedimentos, contratos e relatórios, no Portal dos contratos públicos BASE.GOV.PT;
  • E muito mais…

Auditoria inspectiva

Desenvolvemos análises minuciosas e regulares aos procedimentos à luz do Código de Contratos Públicos revisto, promovendo visitas inspetivas aos locais para:

  • Verificação do grau de conformidade entre os documentos registados;
  • Boas práticas em Contratação Pública, emitindo posteriormente os respetivos relatórios a identificar as ações de melhoria e a sua concretização. 
  • Procedimentos e processos de qualidade EQAVET.
  • Acreditamos que este processo é fundamental para aperfeiçoar as suas metodologias internas e tornar a sua empresa mais competitiva.

Performance de Recursos Humanos

Qual é o foco?

Apoio no recrutamento, gestão e avaliação de pessoal docente e não docente, tendo em conta todo o tipo de qualificações pretendidas para a função, e as demais exigências nacionais associadas, como o Contrato Coletivo de Trabalho. 

Quais são os elementos que trabalhamos? 

Performance de recursos humanos

  • Apoio na criação do plano de gestão escolar e plano pedagógico.
  • Revisão e criação de indicadores de desempenho
  • Avaliação de Desempenho Docente
  • Desenhamos Perfis, Funções e Competências (Testes de Psicologia, Definição de Perfis, Outplacement)
  • Avaliação de Desempenho Coordenação, Gestor de Curso e Direção
  • Focus Group, moderados por profissionais e ainda com suporte em testes e escalas de relato subjetivo.
  • Programas de Employee Experience e Programas de Employer Branding
  • Código de Ética e Manual de Conduta

Avaliação de Desempenho de Docentes

  • Auto-Avaliação de acordo com CCT
  • Avaliação pelos alunos 
  • Avaliação da Coordenação Pedagógica (Planificações letivas, atividades desenvolvidas, parecer de diretores de curso, registo de sumários e faltas, performance pedagógico)
  • Radar de sugestões de melhorias e crescimento

Pré-Auditorias POCH/POISE

Qual é o foco?

Apoio no processo de auditoria, preparação das equipas, alterações e adequações necessárias.

Quais são os elementos que trabalhamos? 

  • Auditorias de candidaturas ao POCH – Programa Operacional Capital Humano, com verificação de pontos críticos antes de submissão/envio de documentos
  • Apoio à execução de processos financiados – auditorias pedagógicas e financeiras.
  • Apoio à elaboração de candidaturas e monitorização contínua das mesmas.

Gestão de Avaliação EQAVET

Qual é o foco?

Apoio na criação do projeto com base no ciclo de qualidade do EQAVET, nos Indicadores, Documentos, Avaliações. 

O EQAVET (acrónimo de European Quality Assurance Reference Framework for Vocational Education and Training, em português Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissional), estabelecido pela Recomendação do Parlamento e do Conselho, de 18 de junho de 2009 (substituída pela Recomendação do Conselho, de 24 de novembro de 2020, sobre o ensino e a formação profissionais em prol da competitividade sustentável, da justiça social e da resiliência), é o instrumento de referência para promover e monitorizar o aperfeiçoamento dos sistemas europeus de ensino e formação profissional (EFP).

Quais são os elementos que trabalhamos? 

  • Apoio no processo de Gestão e Avaliação Processo EQAVET (European Quality Assurance Reference Framework).
  • Desenho dos processos inerentes
  • Identificação dos Indicadores, Documentos e Avaliações envolvidas no processo EQAVET.
  • Preparação de Medidas de Correção para os profissionais envolvidos.
  • Análise de situação – 1, 6 e 12 meses

Estratégias Pedagógicas

Qual é o foco

Trabalho desenvolvido junto dos elementos das direções coordenações pedagógicas, professores e demais elementos da comunidade educativa, analisando os processos de ensino, consolidando novas planificações (trimestre/ano), métodos e critérios de avaliação, ferramentas de avaliação, matrizes/, entre outros.

A UNESCO no seu relatório “Recomendação sobre a aprendizagem e educação de adultos” avance que é fundamental criar estratégias que para jovens e adultos que se concentrem na melhoria das competências gerais dos alunos/trabalhadores, especificamente nas competências teóricas, não cognitivas e digitais. Urge anular a ideia de dois mundos – físico e digital – de duas dimensões com fronteiras, sem sentido, e interligar as orientações e as necessidades do mundo voltado para os Valores, Aptidões, Atitudes e Competências de cada um.

Quais são os elementos que trabalhamos? 

  • Apoio na criação do plano de gestão escolar e plano pedagógico.
  • Orientação e desenvolvimento na construção do currículo da instituição.
  • Verificação da implementação de referenciais pedagógicos ou de formação. 
  • Implementação de Automação das Aprendizagens Essenciais (via Plataforma)
  • Verificação da implementação e recolha de evidências das UCs e UFCDs.
  • Documentos de componente pedagógica (Plano de Atividades, Plano de Aula, Plano de Sessões, Matrizes de Avaliação, Atividades didáticas, Vídeos e Podcast pedagógicos).
  • Orientação e apoio estratégico aos docentes visando a consolidação dos seus métodos e técnicas de ensino.

Marketing e Comunicação

Qual é o foco

Criação de marca, e processos de marketing e comunicação com foco na captação de alunos.

Cuidar da identidade para uma correta imagem é a nossa preocupação, assumir uma postura dinâmica e de coerência comunicativa, desenhando estratégias omnichannel, conteúdos apelativos e meios de comunicação ajustados às plataformas. 

Quais são os elementos que trabalhamos? 

  • Estratégia de Captação de alunos Nacionais e Internacionais 
  • A identidade da escola merece toda a atenção, num mercado amplamente concorrencial, a atenção e a coerência são fundamentais.
  • Branding (naming, ADN, branding, design de meios,…)
  • Estratégia digital e de aprendizagem (web site e plataforma colaborativa)
  • Comunicaçã  (Off Line, Redes Sociais, SEO, Analytics)
  • Planos de Comunicação e Meios de Comunicação para a escola
  • Planos de Internacionalização.

Certificação DGERT

Qual é o foco?

Identificar, desenvolver e avaliar todos os pontos e indicadores previstos no processo de certificação DGERT.

Trabalhamos com base no processo de certificado indicado pela DGERT, dando foco aos aspectos: Requisitos Prévios; Estrutura e Organização Internas: Processos no Desenvolvimento da Formação e os Resultados e Melhoria Contínua.

Quais são os elementos que trabalhamos? 

  • Briefing inicial face ao enquadramento da entidade para a certificação;
  • Organização do Pedido de Certificação;
  • Apoio na resposta a eventuais pedidos de informação/ esclarecimentos adicionais até obtenção do parecer;
  • Consultoria e apoio à entidade, durante 3 meses após a submissão do processo, em dimensões de intervenção inerentes ao serviço.
  • Verificação interna à entidade, visando averiguar a conformidade do Sistema de Gestão da Formação Profissional implementado de acordo como ao Referencial de Qualidade do Sistema e Requisitos de Certificação – DGERT.

Formação Interna

Qual é o foco?

Desenhamos modelos, programas e atividades ajustadas às necessidades dos  docentes da escola, nos mais diversos temas, para Escolas Profissionais e Escolas.

Realizamos experiências formativas em diversos formatos: presenciais, b-learning ou e-elearning.

Utilizamos recursos digitais inovadores para partilha, cooperação, reflexão e avaliação (Mentimeter, Padlet, Miró, Quizizz…) e promovemos técnicas como Role Playing, Action Maze, Brainstorming, entre outras visando o Saber-Fazer.

Legos, Playmobil, Plasticina são recursos que levaremos para a sala. 

Toda a formação contará com a certificação para horas de formação profissional, com emissão do certificado via SIGO.

Nível Escolas Profissionais

Nível Escolar 

… e muito mais on-demand.

HUB 2030 Aprendizagem

Qual é o foco?

Transformar e despertar os gestores educativos, formadores e professores para uma postura e dinâmica de Facilitadores, preparados para a Autonomia, Imaginação e Persistência será o resultado! Sensibilizar e dotar de conhecimento os assistentes operacionais é ainda indispensável para uma esfera saudável e capaz de assumir potencial de crescimento.

Mais do que formar, é preciso transformar!

O nosso processo passará por: Reflectir; Integrar; Colaborar; Inovar e (Re)Aprender & (Re)Ajustar para uma (Re)Evolução Transformadora

Quais são os elementos com quem iremos trabalhar? 

Formação Profissional – Consultoria – Desenho de Projetos Inovadores

  • Desenvolvimento Pessoal / Felicidade
  • Gestão e Liderança
  • Professores / Formadores
  • Assistentes Operacionais
  • Alunos

Quer saber mais? Contacte a equipa PsicoSoma.

[forminator_form id="13686"]
×

Apoio PsicoSoma ETC

× Contacte-nos