Contratação Pública
Qual é o foco?
Apoio na abertura dos procedimentos de aquisição de bens, serviços, bem como a elaboração das peças do procedimento, garantindo coerência. Identificação e elaboração de candidaturas, acompanhamento de projetos a incentivos públicos e linhas de financiamento.
Apoio à Contratação
- Apoio na abertura dos procedimentos;
- Elaboração dos documentos de suporte à tramitação dos procedimentos de contratação pública;
- Acompanhamento na formalização dos procedimentos de contratação pública incluindo a tramitação dos mesmos através da plataforma eletrónica de contratação pública a utilizar;
- Apoio na publicitação de procedimentos, contratos e relatórios, no Portal dos contratos públicos BASE.GOV.PT;
- E muito mais…
Auditoria inspectiva
Desenvolvemos análises minuciosas e regulares aos procedimentos à luz do Código de Contratos Públicos revisto, promovendo visitas inspetivas aos locais para:
- Verificação do grau de conformidade entre os documentos registados;
- Boas práticas em Contratação Pública, emitindo posteriormente os respetivos relatórios a identificar as ações de melhoria e a sua concretização.
- Procedimentos e processos de qualidade EQAVET.
- Acreditamos que este processo é fundamental para aperfeiçoar as suas metodologias internas e tornar a sua empresa mais competitiva.
Performance de Recursos Humanos
Qual é o foco?
Apoio no recrutamento, gestão e avaliação de pessoal docente e não docente, tendo em conta todo o tipo de qualificações pretendidas para a função, e as demais exigências nacionais associadas, como o Contrato Coletivo de Trabalho.
Quais são os elementos que trabalhamos?
Performance de recursos humanos
- Apoio na criação do plano de gestão escolar e plano pedagógico.
- Revisão e criação de indicadores de desempenho
- Avaliação de Desempenho Docente
- Desenhamos Perfis, Funções e Competências (Testes de Psicologia, Definição de Perfis, Outplacement)
- Avaliação de Desempenho Coordenação, Gestor de Curso e Direção
- Focus Group, moderados por profissionais e ainda com suporte em testes e escalas de relato subjetivo.
- Programas de Employee Experience e Programas de Employer Branding
- Código de Ética e Manual de Conduta
Avaliação de Desempenho de Docentes
- Auto-Avaliação de acordo com CCT
- Avaliação pelos alunos
- Avaliação da Coordenação Pedagógica (Planificações letivas, atividades desenvolvidas, parecer de diretores de curso, registo de sumários e faltas, performance pedagógico)
- Radar de sugestões de melhorias e crescimento
Pré-Auditorias POCH/POISE
Qual é o foco?
Apoio no processo de auditoria, preparação das equipas, alterações e adequações necessárias.
Quais são os elementos que trabalhamos?
- Auditorias de candidaturas ao POCH – Programa Operacional Capital Humano, com verificação de pontos críticos antes de submissão/envio de documentos
- Apoio à execução de processos financiados – auditorias pedagógicas e financeiras.
- Apoio à elaboração de candidaturas e monitorização contínua das mesmas.
Gestão de Avaliação EQAVET
Qual é o foco?
Apoio na criação do projeto com base no ciclo de qualidade do EQAVET, nos Indicadores, Documentos, Avaliações.
O EQAVET (acrónimo de European Quality Assurance Reference Framework for Vocational Education and Training, em português Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissional), estabelecido pela Recomendação do Parlamento e do Conselho, de 18 de junho de 2009 (substituída pela Recomendação do Conselho, de 24 de novembro de 2020, sobre o ensino e a formação profissionais em prol da competitividade sustentável, da justiça social e da resiliência), é o instrumento de referência para promover e monitorizar o aperfeiçoamento dos sistemas europeus de ensino e formação profissional (EFP).
Quais são os elementos que trabalhamos?
- Apoio no processo de Gestão e Avaliação Processo EQAVET (European Quality Assurance Reference Framework).
- Desenho dos processos inerentes
- Identificação dos Indicadores, Documentos e Avaliações envolvidas no processo EQAVET.
- Preparação de Medidas de Correção para os profissionais envolvidos.
- Análise de situação – 1, 6 e 12 meses
Estratégias Pedagógicas
Qual é o foco
Trabalho desenvolvido junto dos elementos das direções coordenações pedagógicas, professores e demais elementos da comunidade educativa, analisando os processos de ensino, consolidando novas planificações (trimestre/ano), métodos e critérios de avaliação, ferramentas de avaliação, matrizes/, entre outros.
A UNESCO no seu relatório “Recomendação sobre a aprendizagem e educação de adultos” avance que é fundamental criar estratégias que para jovens e adultos que se concentrem na melhoria das competências gerais dos alunos/trabalhadores, especificamente nas competências teóricas, não cognitivas e digitais. Urge anular a ideia de dois mundos – físico e digital – de duas dimensões com fronteiras, sem sentido, e interligar as orientações e as necessidades do mundo voltado para os Valores, Aptidões, Atitudes e Competências de cada um.
Quais são os elementos que trabalhamos?
- Apoio na criação do plano de gestão escolar e plano pedagógico.
- Orientação e desenvolvimento na construção do currículo da instituição.
- Verificação da implementação de referenciais pedagógicos ou de formação.
- Implementação de Automação das Aprendizagens Essenciais (via Plataforma)
- Verificação da implementação e recolha de evidências das UCs e UFCDs.
- Documentos de componente pedagógica (Plano de Atividades, Plano de Aula, Plano de Sessões, Matrizes de Avaliação, Atividades didáticas, Vídeos e Podcast pedagógicos).
- Orientação e apoio estratégico aos docentes visando a consolidação dos seus métodos e técnicas de ensino.
Marketing e Comunicação
Qual é o foco
Criação de marca, e processos de marketing e comunicação com foco na captação de alunos.
Cuidar da identidade para uma correta imagem é a nossa preocupação, assumir uma postura dinâmica e de coerência comunicativa, desenhando estratégias omnichannel, conteúdos apelativos e meios de comunicação ajustados às plataformas.
Quais são os elementos que trabalhamos?
- Estratégia de Captação de alunos Nacionais e Internacionais
- A identidade da escola merece toda a atenção, num mercado amplamente concorrencial, a atenção e a coerência são fundamentais.
- Branding (naming, ADN, branding, design de meios,…)
- Estratégia digital e de aprendizagem (web site e plataforma colaborativa)
- Comunicaçã (Off Line, Redes Sociais, SEO, Analytics)
- Planos de Comunicação e Meios de Comunicação para a escola
- Planos de Internacionalização.
Certificação DGERT
Qual é o foco?
Identificar, desenvolver e avaliar todos os pontos e indicadores previstos no processo de certificação DGERT.
Trabalhamos com base no processo de certificado indicado pela DGERT, dando foco aos aspectos: Requisitos Prévios; Estrutura e Organização Internas: Processos no Desenvolvimento da Formação e os Resultados e Melhoria Contínua.
Quais são os elementos que trabalhamos?
- Briefing inicial face ao enquadramento da entidade para a certificação;
- Organização do Pedido de Certificação;
- Apoio na resposta a eventuais pedidos de informação/ esclarecimentos adicionais até obtenção do parecer;
- Consultoria e apoio à entidade, durante 3 meses após a submissão do processo, em dimensões de intervenção inerentes ao serviço.
- Verificação interna à entidade, visando averiguar a conformidade do Sistema de Gestão da Formação Profissional implementado de acordo como ao Referencial de Qualidade do Sistema e Requisitos de Certificação – DGERT.
Formação Interna
Qual é o foco?
Desenhamos modelos, programas e atividades ajustadas às necessidades dos docentes da escola, nos mais diversos temas, para Escolas Profissionais e Escolas.
Realizamos experiências formativas em diversos formatos: presenciais, b-learning ou e-elearning.
Utilizamos recursos digitais inovadores para partilha, cooperação, reflexão e avaliação (Mentimeter, Padlet, Miró, Quizizz…) e promovemos técnicas como Role Playing, Action Maze, Brainstorming, entre outras visando o Saber-Fazer.
Legos, Playmobil, Plasticina são recursos que levaremos para a sala.
Toda a formação contará com a certificação para horas de formação profissional, com emissão do certificado via SIGO.
Nível Escolas Profissionais
Nível Escolar
… e muito mais on-demand.
HUB 2030 Aprendizagem
Qual é o foco?
Transformar e despertar os gestores educativos, formadores e professores para uma postura e dinâmica de Facilitadores, preparados para a Autonomia, Imaginação e Persistência será o resultado! Sensibilizar e dotar de conhecimento os assistentes operacionais é ainda indispensável para uma esfera saudável e capaz de assumir potencial de crescimento.
Mais do que formar, é preciso transformar!
O nosso processo passará por: Reflectir; Integrar; Colaborar; Inovar e (Re)Aprender & (Re)Ajustar para uma (Re)Evolução Transformadora
Quais são os elementos com quem iremos trabalhar?
Formação Profissional – Consultoria – Desenho de Projetos Inovadores
- Desenvolvimento Pessoal / Felicidade
- Gestão e Liderança
- Professores / Formadores
- Assistentes Operacionais
- Alunos